Sistema de dados

Ir em baixo

Sistema de dados

Mensagem por Lei Keylosh em Dom 11 Jul 2010, 01:48

Atendendo a pedidos de nosso querido chefinho, resolvi fazer este tópico para dar algumas ideias de como podemos fazer um sisteminha de dados para o clã que ao mesmo tempo seja divertido e justo com todo mundo.

Lembrando que estas são apenas ideias. A opinião de todos os membros será levada em conta e chegaremos a algo que agrade todo mundo ou o mais perto disso. Portanto, qualquer coisa neste tópico estará sujeita a mudanças.

Vou aproveitar as ideias que nosso líder teve e juntar com algumas que eu usei com alguns jogadores em minha própria experiência e que deram certo.


Dados:

O único dado usado nesse sistema será o de 20 faces. Usaremos este rolador online (isto é, se ele funcionar): http://www.sfn.com.br/roller.php. Este fórum suporta rolagem de dados, portanto, se o jogo estiver acontecendo aqui, poderemos rolar diretamente no fórum.

Vitalidade:

Este é um dos pontos a serem discutidos. No sisteminha que eu usava, os dois jogadores tinham um número igual de Vitalidade, acertados antes do combate. Para os jogos que estamos pretendendo, onde o grupo enfrentará um único inimigo mais forte em missões especiais, então a Vitalidade deste inimigo será maior do que a dos outros jogadores.

A princípio, todos os Imperiais teriam um número fixo de Vitalidade, sendo o mesmo valor para todos. Podemos estabelecer valores diferentes para, por exemplo, os soldados rasos (um valor menor) ou para o próprio Imperador ou os "chefões" das missões especiais (um valor maior).

Iniciativa:

Os dois jogadores rolam 1d20 cada um. Quem tirar mais começa atacando. Se houver empate, rolam de novo.

Ataque e Defesa:

O jogador que ganhou a iniciativa começa atacando. Ele rola 1d20 para seu ataque. O jogador adversário joga 1d20 para sua defesa. O número do Ataque do primeiro jogador menos o valor da Defesa do segundo jogador, será o valor do Dano que o personagem defensor recebeu. Naturalmente, se o valor do Ataque for menor do que o da Defesa, o defensor não leva nenhum dano.

Depois disso, é a vez do defensor atacar, começando um novo turno, e assim sucessivamente.


Basicamente é isso. É claro que podemos e devemos melhorar o sistema, mas sempre pensando que ele não pode ficar muito complexo. O objetivo não é criar um novo sistema de RPG, complexo e burocrático, e sim tornar os jogos mais divertidos, não exigindo de nenhum jogador um conhecimento anterior de sistemas de RPG.


Atualização de ideias:

Pensamos em algum esquema de contra-ataque no sisteminha para valorizar rolagens muito boas ou punir rolagens muito ruins. A primeira ideia é estabelecer uma diferença mínima entre o número do ataque em relação ao número da defesa, e a partir deste número, determinar se haverá contra-ataque ou não.

Exemplo:

Renon ataca e tira 19 no dado. Lei defende e tira 7 no dado. É uma diferença muito grande, certo? Significa que, além de não ter defendido o ataque, Lei fez uma defesa tão ruim que deixou brecha para um novo ataque de Renon.

Por outro lado, se Renon atacar com 7 e Lei defender com 19, Lei defendeu tão bem o golpe que ele deixaria Renon aberto pra um contra-ataque.

A princípio, a diferença mínima para não tomar um contra-ataque ou um ataque extra seria de 10 pontos entre a rolagem de ataque e a rolagem de defesa.

A outra ideia era uma super defesa, ou uma defesa total. Quando o jogador usasse isso no turno de sua defesa, ele teria direito a rolar mais um dado e, se tirar valor maior, é esse valor que passa a valer como sua defesa. Ele também perde o ataque que faria na rodada seguinte.

Haverá um limite de vezes que o jogador poderá usar isso, e se ele usar seguidamente, a cada turno, o oponente ganhará um dado de ataque, como uma espécie de punição por permanecer na defensiva.

Exemplo:

Renon ataca Lei com rolagem 18. Lei, vendo que vai morrer se tomar o dano, resolve acionar a defesa total e rola dois dados e tira 19 com o maior valor.

Lei perde o ataque da próxima rodada e resolve usar a defesa total novamente no próximo turno. Desta vez, entretanto, Renon também ataca com 2 dados. E se Lei usar a defesa total pela terceira vez, Renon atacará com 3 dados no próximo turno, e assim sucessivamente.


Última edição por Lei Keylosh em Seg 19 Jul 2010, 03:53, editado 1 vez(es)
avatar
Lei Keylosh
Prisioneiro(a)

Mensagens : 258
Data de inscrição : 21/06/2010
Idade : 33
Localização : Cidade Imperial

http://medievaluol.wiki.zoho.com/Lei-Keylosh.html

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistema de dados

Mensagem por Lei Keylosh em Seg 19 Jul 2010, 03:56

Bem, Celestia, esse problema que vc citou é para o caso de usar D&D, mas isso não será um problema no nosso sisteminha, já que sequer tem separação de classes.
avatar
Lei Keylosh
Prisioneiro(a)

Mensagens : 258
Data de inscrição : 21/06/2010
Idade : 33
Localização : Cidade Imperial

http://medievaluol.wiki.zoho.com/Lei-Keylosh.html

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistema de dados

Mensagem por Imperador Renon em Ter 20 Jul 2010, 19:47

Isso, são regras DE CHAT Celestia! Um sistema de rolagens para combate no chat apenas. Eu uso D&D nos exemplos porque é o sistema que eu domino, ai fica mais facil exemplificar ou quotar.
Isso de classes... bom... com as rolagens acaba por nivelar de um jeito ou de outro. Quem sabe BEEEM mais a frente vemos isso?
avatar
Imperador Renon
Admin
Admin

Mensagens : 394
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 38
Localização : Nova Terânia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistema de dados

Mensagem por Imperador Renon em Ter 20 Jul 2010, 19:49

Lei Keylosh escreveu:Bem, Celestia, esse problema que vc citou é para o caso de usar D&D, mas isso não será um problema no nosso sisteminha, já que sequer tem separação de classes.

Hehehehe... porra... estamos postando duplicado! Agora que vi.
avatar
Imperador Renon
Admin
Admin

Mensagens : 394
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 38
Localização : Nova Terânia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistema de dados

Mensagem por Imperador Renon em Qui 13 Jan 2011, 00:10

Já estava revisando e em breve postarei um sistema de rolagem que atribui bonus ou penalidades de acordo com a capacidade de descrever (ou incapacidade...) os eventos ocorridos no combate PVP (Jogador contra Jogador.)
Rolagens no que pode ser chamado de PVE (Jogador contra Ambiente/Mestre) serão determinadas pelo Mestre da ocasião, sendo indiscutível suas ações no controle dos NPCs. O Mestre NÃO TEM OBRIGAÇÃO de revelar as rolagens feitas pelos NPC. O Mestre tem controle total sobre a cena, mas se notado comportamento ABUSIVO ou FAVORECIMENTO de algum jogador a "aventura" poderá sofrer intervenção e ser REROLADA.
Uma aventura NÃO PODERÁ SER SIMPLESMENTE IGNORADA DEPOIS DE COMEÇAR. Ela acontecerá, de uma maneira ou de outra, mesmo que seja apenas por determinação ARBITRÁRIA da resolução dos eventos.
Óbviamente problemas alheios ao jogo serão levados em conta...
avatar
Imperador Renon
Admin
Admin

Mensagens : 394
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 38
Localização : Nova Terânia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistema de dados

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum